Seminário aborda características para o sucesso profissional e pessoal

Evento foi bastante concorrido
Maurício Maron

Os novos comportamentos e atitudes para o sucesso das organizações e da vida pessoal foram apresentados na última quinta-feira, 27 de junho, no Itabuna Palace Hotel, durante o seminário “O seu comportamento como ferramenta para o sucesso”, promovido pelo Sebrae. O evento atraiu estudantes, empresários e futuros empreendedores que pretendem agregar conhecimento e informação aos seus negócios.

Num momento de grandes transformações nas mais diversas esferas do mundo, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, chamou a atenção sobre a importância das pessoas desenvolverem competências essenciais para que os seus negócios consigam acompanhar a velocidade das mudanças e obter resultados.

Ela afirma que as organizações são feitas por pessoas, que lidam o tempo inteiro com atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos que refletem diretamente no andamento dos seus negócios. “Então, por isso que estamos investindo muito em pessoas para transformar o mundo e as empresas”, declarou a representante da instituição.

De acordo com estudos realizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e apresentado no seminário, pelo facilitador do Empretec, Moisés Souza, a principal causa de sucesso das empresas, é o comportamento empresarial. “Não é só estímulo do governo, capacitação, investimento público nem particular. O que faz uma empresa dá certo é o comportamento do empresário dentro do negócio”, destacou.

Nesse contexto, a gerente afirma ainda que algumas características são imprescindíveis para que o empreendedor assuma uma postura de mudança em uma determinada situação em que está inserido. “Estabelecer metas, planejar, buscar informações e tempo com mais qualidade, usar a rede de contatos e saber influenciar pessoas para atingir objetivos em comum, ser mais independentes e alto confiantes, além de correrem riscos calculados”, completa.

Cases - O empresário Klécio Santos é dono do supermercado Enzo, em Itabuna, há 10 anos. A participação em cursos, como o Empretec, permitiu obter uma visão diferenciada do seu negócio, além de adquirir comportamentos a partir dos estudos e da vontade de mudança.

“Sou apaixonado por supermercado, é uma coisa que gosto de fazer. Fui aprendendo com os cursos e me especializando. Agora, pretendo ensinar sobre como cuidar e ter êxito com supermercado, porque eu percebo que posso atingir muitas pessoas através do ensino”, conta.

Há dois anos, o gestor das empresas Bigodon, Cabelon e Buteco Gaúcho em Itabuna, Rogério Sbarderlotto, aceitou o desafio do Empretec e comprovou a eficácia da ferramenta a partir da mudança de atitudes.

“Fazendo o Empretec, eu me conheci muito, descobri que era mais empreendedor do que imaginava, e com o auxílio das características empreendedoras, foi muito mais fácil abrir uma empresa do que antes, quando não tinha essas características. Consegui colocar metas na minha vida, planejar e executar com mais facilidade”, enfatiza.

Empretec - Quem sonha em montar o próprio negócio ou aqueles que querem potencializar seus empreendimentos terá a oportunidade de conhecer e trabalhar características empreendedoras no Seminário Empretec, que acontece entre os dias 22 e 27 de julho, em Itabuna. Para participar, os interessados já podem fazer uma pré-inscrição no site do Empretec Bahia.

Depois de responder ao formulário, o candidato segue para a entrevista individual, entre os dias 9 e 12 de julho, no Sebrae Itabuna. Se for aprovado, o participante poderá fazer a inscrição para o Empretec 2019.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262, ou na agência do Sebrae em Itabuna, localizada na Rua Paulino Vieira, 175, Centro. O investimento é de R$ 875 e pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito.